jusbrasil.com.br
7 de Julho de 2022

Modelo de Petição de Renúncia ao Mandato

Robert Nogueira Jr, Advogado
Publicado por Robert Nogueira Jr
há 6 anos
Modelo de Petição de Renúncia ao Mandato.docx
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA ‘’...’’ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ‘’...’’ DO ESTADO DE ‘’...’’

Processo nº: ‘’...’’

NOME DO ADVOGADO, nacionalidade, estado civil, Advogado, regularmente inscrito na OAB/’’...’’ sob o nº: ‘’...’’, na qualidade de procurador do réu, nos autos da presente ação criminal, e não mais desejando patrocinar a presente demanda, por motivos de foro íntimo, vem respeitosamente à presença de V. Exa., RENUNCIAR AO MANDATO, requerendo que se digne em determinar a notificação do réu ‘’...’’(Nome do Cliente), para que o mesmo constitua novo procurador.

Termos em que,

Pede e espera deferimento.

Local ‘’...’’ e data ‘’...’’

Advogado ‘’...’’

OAB ‘’...’’

Informações relacionadas

Maicon Alves, Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição informando ao juízo a renúncia ao mandato

Cristiane Klein, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Renúncia de Mandato (Procuração) - De acordo com o novo CPC

Juliana Assunção, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Notificação de Renúncia ao Mandato

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 4 anos

(Modelo) Renunciar ao Mandato Área Criminal

Maicon Alves, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Carta para cliente a fim de renunciar ao mandato outorgado

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ilustres colegas,

Importante esclarecer que o Requerimento de Renúncia ao Mandato está disposto nos artigos , § 3º da Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB) e 112 do Novo Código de Processo Civil, conforme vejamos:

Artigo , § 3º do Estatuto da OAB - O Advogado que renunciar ao mandato continuará, durante os 10 dias seguintes à notificação da renúncia, a representar o mandante, salvo se for substituído antes do término desse prazo.

Artigo 112 do NCPC - O Advogado poderá renunciar ao mandato a qualquer tempo, provando, na forma prevista neste código, que comunicou a renúncia ao mandante, a fim de que este nomeie sucessor.
§ 1º - Durante os 10 dias seguintes, o advogado continuará a representar o mandante, desde que necessário para lhe evitar prejuízo.
§ 2º - Dispensa-se a comunicação referida no caput quando a procuração tiver sido outorgada a vários advogados e a parte continuar representada por outro, apesar da renúncia.

Espero poder ajudar. Sucesso! continuar lendo

DÚVIDA. Não é obrigatório o advogado notificar ele próprio o seu cliente, conforme entendimento dos juízes e comprovar nos autos, já que os juízes não intimam os réus sobre petição de renúncia do advogado? continuar lendo

sim, deve-se enviar ao endereço do réu, com aviso de recebimento, notificação extrajudicial comunicando sua renuncia ao mandato outorgado e o prazo de dez dias que terá o réu para constituir novo advogado. continuar lendo

Maravilhoso, Robert. Usei, assim como acredito que muit@s aqui. Agradeço grandemente.

Com atenção, respeito e estima, amigo.

Fiquemos tod@s com Deus e continuemos cuidando sempre bem de nós e dos demais seres. continuar lendo

o que vejo é a necessidade de também requerer ao juiz que determine o valo r a ser pago pelo clente no que já foi feito no processo pelo advogado, dependendo, é claro, do contrato verbal que geralmente é feito, considerando que se não quer continuar por algum motivo, trabalhou no processo e deve ser remunerado por isso, salvo melhor juízo continuar lendo